26/11/2008

Peixes, Aquários, Geladeiras e Microondas


O ruído do microondas me deixou surdo. Ele se mistura com o barulho da geladeira e do aquário, que é um pequeno pedaço de mar, que engana os peixes. Eles não sabem que estão num aquário por que a memória deles só dura três segundos. Mas mesmo assim eles parecem me olhar, tristes e melancólicos. Outro dia um peixe pulou do aquário. A princípio eu achei que fosse um acidente, mas agora eu penso que o peixe tentou suicídio. É sério. Foi uma decisão tomada em segundos.
Eu estou na cozinha, com o barulho do microondas, da geladeira, e do motorzinho do aquário. A minha família toda está na sala, assistindo algo na televisão nova de proporções faraônicas. A televisão está alta, e os peixes parecem incomodados com isso. Peixes não devem gostar de televisões, por que televisões lembram aquários. Mas aquários com pessoas dentro, invés de peixes. É complicado.
Antes o aquário estava na sala, numa mesinha. Mas minha mãe tirou, acho que ela iria por algum enfeite de natal ou alguma coisa do tipo. Pena que nenhum peixe vai saber da incrível mudança, por conta de sua curta memória.
Um aquário é um pequeno pedaço de mar que engana os peixes, como eu já falei. Não é diferente das nossas casas, nem dos nossos bairros. Eu só queria ter a memória de três segundos, aí eu não cairia numa rotina. Os peixes nunca têm rotina, por que eles não têm tempo para isso. Eu também não me preocuparia, a não ser por três segundos.
Antes dos peixes quem habitava a cozinha (além da geladeira e do microondas) era o Papagaio. Eu conversava com ele, mas ele parecia não gostar de mim, não pela minha aparência, mas acho que pelas condições em que ele se encontrava. Ao contrário dos peixes ele não teve a sorte de uma memória de segundos ou de ser enganado com um pequeno pedaço de algum lugar. Teve o azar de ter uma boa memória, e azar ainda maior de conseguir repetir as merdas que as pessoas falam para ele. Eu trocava algumas palavras com ele, até que decidiram colocá-lo no quintal. Agora é raro vê-lo, por que não vou muito ao quintal.
Fico pensando, será que algum dia vão me colocar na cozinha também, no lugar dos peixes? As coisas simplesmente são assim?

4 comentários:

  1. Não sei se gostaria da memória de 3 segundos para não cair na rotina, mas que poder interessante de transformar uma situação tão banal, numa coisa tão intensa =]

    ResponderExcluir
  2. Poxa, esse texto me lembra um pouco uma conversa nossa. Gostei muito, e, tem razão, parece-se com o meu sobre a leitura.
    Álias, feliz 13 meses- de novo.

    ;*

    ResponderExcluir
  3. Muito bom amigo, você está cada vez melhor nos seus escritos.
    Gy

    ResponderExcluir
  4. Cara...to pasmo...adorei seu texto e até agora estou imaginando toda essa situação. Você tem razão!!! Quando será o próximo "rodízio"??? Quem será o próximo a ser colocado na cozinha??? Nãaaaaaooo...Tereeeeee...kkkkkkkkk...Essa TV é mais uma das imposições da sociedade, realmente um aquário, mas que as vezes é usada não pra prender as pessoas dentro delas, mas sim como um espelho, que prende a atenção de quem se vê, ou se imagina em qualquer situação imposta por ela.
    Devemos ser livres, pensar de forma livre, e não nos prendermos à tecnologia, ou às falsas imagens emitidas por esse falso espelho de nossas vidas.

    ResponderExcluir