04/10/2008

Metáforas, metáforas e metáforas. Me cansam.

Certa vez fui comparado a um leve lençol ao vento, por uma pessoa queridíssima. Me chamou tal pela minha sensibilidade ao sentir e ao expressar emoções. Tomei a liberdade de analisar essa rica e fenomenal comparação, e acabei chegando à alguns resultados.
O lençol não tem forma, se molda ao dispor da movimentação de vento, é branco e puro se recentemente lavado e se molhado, escorre e evapora com o calor até secar. Sinceramente, não me vi em nenhum dessas características metafóricas. Eu tenho forma fixa de sentir, e quando exposto à ventos (seriam esses influências), explodo em sentimentos para a autoconfirmação de minha própria pessoa. Não me moldo ou calo diante de situação indevida! Aliás, considero tal coisa -repressão- como ato tolo, infeliz e auto-destrutivo. Se molhado, encharcado por lágrimas, eu me escondo na noite de meu quarto, e tento falar com você, pequena, para tentar me secar. O sol me faz mal e aborrece, mas a lua me desperta paixão.
Vejo que de lençol ao vento eu não tenho nada! Sentir é para os fortes, os corajosos e os desocupados... Me encaixo nessas três caracteristicas, e sinto agora, como se tivesse contido dentro de meu pulmão a honra de poder sentir, explodir, ansiar e temer, mas mesmo assim, ser forte. E não forte por resistir, mas por sentir e mostrar.

3 comentários:

  1. Excelente! Você me elogiou, mas é bem mais talentoso. Fiquei feliz que tenha partido para o blog. Antes achava fútil, mas hoje encontrei um espaço sensacional para desabafos, opiniões e para compartilhar grandes momentos. No seu caso, para compartilhar belos textos e poemas incríveis. Abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Metáforas são como arte moderna: cada um tem sua interpretação.
    E que mania do pessoal de colocar rótulos. Ainda bem que sou "escorregadio" e rótulos não colam na minha embalagem. Parece que você é semelhante.

    Abraço, se cuida...

    ResponderExcluir
  3. Sentir é mesmo pra os fortes, corajosos e desocupados. Os "ocupados" do mundo não têm tempo pra sentir nada além de uma ordem ou determinação de alguma autoridade. Seguir fórmulas prontas é o caminho mais fácil. Criar e aplicar as próprias é onde reside a treta.

    ResponderExcluir