18/12/2015

cucurrucucu

pense numa pomba que machucou a perna (e talvez até a asa) e manca, mas ninguém se importa - pois as pombas são todas iguais e são muitas - os cachorros são mais legais e fiéis, eles dizem.

não há movimentos pela vida das pombas, adoção de pombas, ou pombas bonitinhas na internet com touquinhas de papai-noel brilhando e dando bom dia.

os velhinhos que jogam migalhas às pombas todo domingo - eles são quase odiados. Importar-se com pombas só poderia significar mesmo a iminência da morte que os puxa os cabelos pouco a pouco.

e nada disso eu digo com pena ou com protesto ou com a bandeira das pombas "salvadoras da bondade humana" - só percebo como elegemos certas criaturas para nossa vida, para nos sentirmos tão importantes nessa cadeia alimentar sentimental da qual se nutre o ego.

lembrei-me de um conhecido que cumpria pena numa instituição que trabalhei. o nome dele era Vaderly e ocasionalmente caçava pombas na rua pra vender - nunca entendi como - mas dizia que as brancas valiam mais.

Eu imaginava aquela situação e meio que ria: Um homem calvo e gordinho caçando pombas na rua em pleno 2014

uma outra passagem: em outra instituição que trabalhei, também uma escola. um professor de educação física aposentado fazia trabalhos voluntários. Ele levava no final do ano uma espingarda de chumbinho - e como este é um texto sobre as pombas, vocês podem imaginar.

e você, já parou pra pensar sobre a vida das pombas? Ignoramos tantas coisas e fingimos saber de tantas outras.

4 comentários:

  1. Tou feliz que você voltou. Chateada com esse racismo pombalino. Por isso que digo: prefiro as pombas-giras. kkk

    Agora falando sério: nem o marques de pombal se importa com as pombas. O bom de escrever tão bem é que você pode fazer um texto sobre pombas ser interessante. ahaha


    Beijos querido!

    ResponderExcluir
  2. te confesso que deu um nó agora sobre quais as coisas que estou ignorando..e pq.
    pq?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você me lembrou um dos poemas que mais gosto do drummond (mundo grande)

      "Meu coração não sabe.
      Estúpido, ridículo e frágil é meu coração.
      Só agora descubro
      como é triste ignorar certas coisas.
      (Na solidão de indivíduo
      desaprendi a linguagem
      com que homens se comunicam.)"

      Excluir
  3. Ual nunca li alguém falar sobre pombas...Fiquei muito feliz !!!Sempre fui admiradora dos pombos embora a maioria desgoste,eu sempre invejei suas asas.E sempre gostei por nunca ter conseguido pegar uma...

    ResponderExcluir